Como usar as milhas do cartão de crédito para adquirir passagens aéreas

Milhas de Cartões de CréditoMuitos viajantes nos questionam sobre “Como usar as milhas do cartão de crédito para adquirir passagens aéreas“. Para auxiliá-los preparamos um post especial.

A maioria das companhias aéreas possuem programas de milhagem/fidelidade, onde você acumula pontos a cada viagem realizada, e depois pode trocar esses pontos por novas passagens aéreas.

Aqueles que não costumam viajar com tanta frequência para acumular os pontos necessários podem, também, fazer uso das milhas oferecidas pelas bandeiras de cartões de crédito. Como funciona? Os gastos realizados com seu cartão de crédito são convertidos em milhas que podem ser trocadas por passagens de diversas companhias aéreas.

Confira o passo a passo para conseguir passagens aéreas de graça usando as milhas do cartão de crédito:

1 – Cadastre-se nos programas de Fidelidade

Em primeiro lugar você deve estar inscrito nos programas de fidelidade da ou das companhias aéreas com as quais deseja viajar. Para se inscrever no programa não é preciso voar ou pagar qualquer taxa, portanto, faça isso já:

Smiles – Gol, American Air Lines, Delta, Air France e KLM.
Tam Fidelidade – Tam e demais companhias da Star Alliance.
Amigo – Avianca Brasil

2 – Adquira um cartão de crédito com programa de milhagens

Verifique junto à administradora do seu cartão se você participa dos programas de milhagem. Caso seu cartão não esteja habilitado para esse tipo de campanha, adquira um cartão participante. Mas fique atento, pois a taxa administrativa desses cartões costuma ser mais alta do que o comum. Os cartões ‘Platinum’ são os que oferecem mais vantagens no acúmulo de milhas, além dos cartões que possuem impressa a marca do programa de Fidelidade (co-branded).

Verifique, também, em quais programas de fidelidade você pode utilizar suas milhas.

3 – Acumule milhas

O programa de milhagem dos cartões de crédito funciona, basicamente, do seguinte modo: a cada 1 dólar gasto você acumula 1 ponto (milha) no programa, podendo chegar a até 2 pontos (milhas) de acordo com o regulamento de cada cartão. Para os gastos em reais, o valor é convertido para dólar (de acordo com o câmbio do dia) para então ser transformado em pontos (milhas).

4 – Transfira seus pontos

Quando desejar, entre em contato com a administradora do cartão e solicite a transferência da sua pontuação para o programa da companhia aérea (algumas permitem que você realize essa transferência pelo próprio site). Alguns cartões podem exigir uma pontuação mínima para realizar a transferência.

5 – Arrume as malas

Ao atingir a pontuação necessária para adquirir suas passagens, entre em contato com o canal de atendimento da companhia aérea, específico para os programas de fidelidade, e solicite o resgate.

Os lugares destinados aos passageiros participantes dos programas de fidelidade são limitados, portanto programe-se com antecedência e esteja preparado para eventuais mudanças de planos.

DICAS

- Fique atento às promoções oferecidas pelas cias aéreas. Algumas vezes é possível resgatar suas passagens com metade da pontuação normal.
- Confira nos sites dos programas todos os estabelecimentos/empresas parceiros, onde é possível acumular mais pontos/milhas e trocar por passagens, e desfrute também dessa vantagem.
- Utilize seu cartão de crédito com moderação para que o barato pode ser saia caro. Não gaste mais do que você pode pagar pela fatura do cartão e pague sempre o valor total da fatura. As despesas com os juros podem não valer os descontos nas passagens.

Você já usou as milhas do seu cartão para viajar? Compartilhe conosco.

About these ads

43 comentários em “Como usar as milhas do cartão de crédito para adquirir passagens aéreas

    • Olá, Flávio!
      Você deve verificar com a administradora do seu cartão quais são as empresas e programas de fidelidade com os quais ela possui parceria e solicitar a transferência dos pontos.

  1. Amigos boa noite. Tenho um cartão platinum visa santander com 16000 pontos. É possível ja torcar esses pontos por passagens aereas? Tipo ir de BH a Natal? Desde já agradeço . Ricobonavita

    • Olá, Rico!
      A pontuação necessária para o resgate de passagens pode variar de acordo com tipo de viagem (nacional/internacional), classe, data do voo.
      Em geral, um passagem só de ida, para um trecho nacional, em baixa temporada sai por 10.000 pontos. Mas as companhias oferecem promoções por até 3.000 pontos. Consulte o site de resgate da companhia e fique de olho nas promoções.

      • Thais obrigado pela informação … Na verdade tenho é 26000 pontos . Posso fazer o cadastro em mais de uma companhia aerea e depois decidir pra qual tranferir os pontos? Muito obrigado mesmo pela atenção.

      • Olá, Rico!
        Sim. Nada impede que você se cadastre em diversos programas de pontuação. Porém, faça a transferência dos pontos somente quando for utilizar.
        Abraços.

  2. Eu tinha um cartão de crédito Visa United, no qual o valor das minhas despesas eram transformadas em milhas, que eram creditadas diretamente no meu programa de milhagem da United. No final de 2013 a parceria foi encerrada, e eu estou procurando um cartão que tenha relacionamento seja com a United seja com a Air France. Voce conhece algum? O meu banco (Itaú) só oferece a TAM.

  3. Tenho 9.000 pontos no cartão Tam Fedelidade e + 8.500 no cartão American Express que pode ser transferido para as empresas conveniadas. Com esses pontos qual percurso poderia conseguir trocar por uma passagem aérea?

    • Olá, Márcia!
      Essa informação pode variar de companhia para companhia e de acordo com a época do ano.
      Normalmente, em baixa temporada, cada trecho (ida ou volta) de uma viagem nacional sai por 10.000 pontos. Portanto, com mais 1.500 pontos você poderia realizar uma viagem nacional ida e volta.
      Contudo, fique atenta às promoções oferecidas pelas companhias, seus pontos podem valer o dobro ou até o triplo.

  4. Olá, por favor tenho 10.000 pontos ja para vencer Março/2013 quero em milhas não entendo nada em relação , se converter em milhas também vence quero dizer assim que converter se eu conseguir tenho que agendar a viagem ou posso deixar na companhia aérea para depois viajar?

  5. Oi Thais. Otimas dicas viu. Eu só tenho uma dúvida. Eu posso trocar os pontos por uma passagem para qualquer pessoa? Nunca achei um lugar que me dissesse isso de forma clara. Concentramos tudo no cartão do meu pai e gostaria de saber se poderiamos emitir uma passagem no meu nome. Grata.

  6. Bom dia, um amigo meu comprou passagens para mim com pontos de seu relacionamento, aproximadamente 50.000 pontos. Como posso devolver os pontos, é possível transferir a pontuação ou tenho que adquirir passagens para ele? Minha pontuação é pelo cartão Itau. Caso não seja possível qual seria o valor em reais relativos a essa transação?

  7. boa tarde!! tenho cartão de credito normal da bandeira master, banco santander e verifiquei que tem 7000 pontos, e fiquei sabendo que posso trocar por por passagens aéreas certo!
    acabei de fazer meu cadastro na tam fidelidade, mas gostaria de saber como eu faço agora para transferir esses pontos do meu cartão para a tam fidelidade para ver se consigo alguma passagem?? porque liguei no banco e eles disseram que meus pontos valem ate agosto 2013, depois disso vão expirar.
    tenho que ligar no banco para transferir? ligar na tam? no site da tam não achei nada sobre isso.
    me de uma luz.

    att. leandro rosa

  8. Bom dia, Estou planejando uma viagem para Orlando no mês de Janeiro, posso comprar minhas passagens com milhas em em alta temporada e qual o valor das milhas para este mês?

  9. Estou planejando viajar para o Rio de janeiro, tenho 14.000 pontos no cartão de crédito do banco do brasil, como proceder para comprar a passagem de Ipatinga – rio de janeiro?

    • Olá, Cláudia!
      Você precisa verificar com a administradora do seu cartão quais as companhias aéreas com as quais ela possui acordo para transferência de pontos.
      Depois verifique com as companhias a existências de voos para o destino desejado e quantidade de pontos necessários para o resgate, para, então, solicitar a transferência dos pontos!

  10. ola tem como eu consegui desconto com as milhas tipo a passagem custa 20000 mil milhas eu so tenho 50 mil tem como eu consegui o desconto e o resto paga no dinhero

    • Bom dia, Rafael!
      É possível, sim. Muitas companhias aceitam que você resgate a passagem em pontos + dinheiro.
      Acesse o sistema de resgate da companhia e consulte essa opção.

  11. Olá! tenho 28 ml pontos no meu Itau card, existe a possibilidade de eu pagar esse total de pontos para um desconto? pois eu pretendo ir a Europa, e o mínimo é de 30 mil se nao me engado, existe essa possibilidade? ou é mais vantajoso eu vender? (fiz a cotacao e fica em torno de 700 reais)
    Obrigado!

    • Olá, William!
      Algumas companhias ofereçam a opção de resgate utilizando pontos + pagamento direto. Ou mesmo a compra de pontos. Verifique com a companhia os valores para resgate total da passagem.
      Abraços

  12. Oi gostaria de saber como faço para incluir minhas milhas nos planos de fidelidade da smiles, tam e avanca?

  13. oi gostaria deuma informaçao tenho 13000 milhas no cartâo itaucard visa e o ano passado tentei cadastrar mas nâo consegui qual procedimento pois vence em dezembro. obrigada.

  14. ola me cadastrei agora neste mes ,existe, ja,possibilidade de eu esta concorrendo.como saberei.alem deste cadastro e preciso fazer mais alguma coisa.nao entendo disso.

  15. Boa tarde! Eu já me cadastrei na TAP. Tenho 39.000 pontos no programa sempre presente do Itaucard. Como devo fazer agora para transferir estas milhas?

  16. Preciso saber passo a passo como transferir meus pontos em milhas, cadastrar nas Cias aéreas e como transferir em passagens? Wilma D.Cunha

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s